top of page

O que você sabe sobre a cor do que come?

  • Foto do escritor: Fernanda  Ribeiro
    Fernanda Ribeiro
  • 7 de nov.
  • 1 min de leitura
ree

Nos Estados Unidos, a FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos) anunciou recentemente que irá eliminar gradualmente oito corantes sintéticos derivados do petróleo dos alimentos, até o final de 2026. Entre eles estão corantes muito presentes em doces, refrigerantes, snacks e outros produtos industrializados, como o Vermelho 40 (Red 40), Amarelo 5 (Tartrazina), Amarelo 6 (Sunset Yellow) e Azul Brilhante FCF (Blue 1).


Essa decisão foi motivada por estudos que vêm associando o consumo desses aditivos a diversos problemas de saúde, especialmente em crianças. Entre os efeitos observados estão o aumento de casos de hiperatividade, déficit de atenção, alergias, irritabilidade, alterações comportamentais, distúrbios do sono e até riscos para a saúde intestinal, com maior incidência de câncer em pesquisas com animais.


Enquanto nos EUA o movimento de retirada desses ingredientes já começou, no Brasil, esses corantes ainda são amplamente utilizados em produtos consumidos por crianças no dia a dia. Balas, refrigerantes, gelatinas, pipocas coloridas e sucos artificiais são alguns exemplos de alimentos que costumam conter esses aditivos.


Por isso, é fundamental que pais e responsáveis estejam atentos aos rótulos e priorizem mercadorias com ingredientes naturais e minimamente processados.


Na Nutrebem, acreditamos que informação de qualidade é um dos caminhos mais eficazes para transformar a nutrição infantil de maneira positiva. Ajudamos as famílias a monitorar, na prática, o que seus filhos estão consumindo na cantina, promovendo assim escolhas mais saudáveis e conscientes desde cedo.


Nutrição infantil é uma oportunidade de construir um futuro mais saudável para as próximas gerações.



 
 
 

Comentários


bottom of page