Conheça mudanças estratégicas que podem fazer toda a diferença para o seu sucesso no retorno das aulas presenciais.
O retorno de um grande hiato
Com o início do novo ano, já temos escolas se mobilizando para retornar as atividades. Já temos clientes em operação e muitos outros se preparando para iniciar agora no final de janeiro / início de fevereiro.
A aprovação da vacina traz perspectivas positivas pra todos nós e por isso, mais do que nunca, é fundamental se preparar para o que está por vir.
A ideia dessa live foi promover um bate papo para tirar dúvidas em torno da implantação da Nutrebem e explicar melhor como podemos ajudá-los nessa preparação, além de extrair o máximo de benefícios da nossa solução para fazer mais com menos nesse retorno.
Se você tivesse 5 minutos da atenção dos responsáveis e da escola para apresentar a sua cantina no retorno das aulas presenciais, o que você diria?
Saiba como fazer mais com menos, com mudanças estratégicas que podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua cantina.
1 – Adaptação de cardápio
Analisando o hábito de consumo dos alunos nos últimos 2 anos, nas mais de 300 cantinas parcerias, descobrimos que normalmente os 10 itens mais vendidos representam aproxidamente 50% das vendas.
Por que não revisar o seu cardápio para reduzir estoque e oferecer uma experiência melhor para os responsáveis que agora estarão agendando os lanches?
Lembre-se que a escolha do produto, antes feita pelos alunos, agora será, majoritariamente, feita pelos responsáveis através do agendamento de lanches. Será que eles estarão mais preocupados com a análise nutricional do seu cardápio?
Além disso, cardápio enxuto significa escolha mais rápida, menos filas, menos aglomeração para os alunos mais velhos que comprarão o próprio lanche com QRCode.
2 – Tenha um carro-chefe
É muito importante que a sua cantina seja lembrada por um produto específico. Aproveite esse momento para vender melhor esse carro-chefe, que pode ser um produto artesanal nutritivo, ou pode ser um lanche e um suco para o retorno das aulas, facilitando a escolha.
Busque alguma receita em nosso cardápio.
Acreditamos que a sua margem pode ser maior com um produto caseiro e nesse momento a escola e os responsáveis estarão esperando um posicionamento da cantina sobre o retorno, não se esqueça de aproveitar para lançar uma novidade importante no seu cardápio.
3 – Aproxime-se dos seus clientes (verdadeiros)
Quando falamos de cantinas escolares é muito importante entender que existem 3 clientes:
os responsáveis, a escola e, por último, os alunos.
Quem autoriza o consumo dos alunos na sua cantina são os pais. Eles precisam estar confiantes e seguros que a sua cantina possui produtos de qualidade e está segundo os protocolos de segurança para que os alunos possam lanchar diariamente na sua cantina e não somente uma sexta-feira, por exemplo.
Reveja o seu modelo de negócios e a forma que você faz a entrega dos produtos, agregue serviço, agregue valor nas embalagens.
Como será a percepção da escola e das famílias sobre a sua nova cantina? É um bom momento inovar nas apresentações. Lembre-se sempre de manter uma operação enxuta, fazer mais com menos, mas isso não significa não investir em novidades, mas sim FOCAR no que realmente é importante.
4 – Não reinvente totalmente a roda
Esses são os produtos mais vendidos em todas as cantinas parceiras da Nutrebem nos últimos 2 anos, se inspire nisso:
Top nutritivos: suco natural e fruta
Top moderados: pão de queijo, sucos industrializados e pizza
Se você ainda não conseguiu vender bem produtos nutritivos na sua cantina, entenda que isso pode ser um problema na estratégia de lançamento de produtos, afinal todas as pessoas querem se alimentar melhor, principalmente num contexto de alimentação social como a cantina escolar.
Falaremos sobre isso na próxima Live, acompanhe!
5 – Divulgue online
O mundo está digital, papel é sinônimo de contágio nos dias de hoje.
Reforce a divulgação dos seus produtos em seus canais online, faça ofertas especiais, use as redes sociais da sua cantina e da escola, se possível, reinvente a sua forma de comunicação.
Recomendamos fortemente que toda a comunicação de implantação e reabertura da cantina seja comunicada através da agenda escolar.
Nosso kit digital foi redesenhado para que você possa divulgar suas ações e seus protocolos de abertura. Criamos posts para redes sociais e vídeos que podem te ajudar nisso, quem é parceiro já pode acessar nossa pasta com o Kit Digital.
É importante entender que o momento é de adaptação e inovação.
Além de rever seu portfólio de produtos/serviços, as novas necessidades dos clientes criam oportunidades de inovação para a sua cantina. Não fique focado em ações defensivas, aproveite este momento para inovar e focar em torno de oportunidades emergentes. Fazer mais com menos é investir focado e cortar "gordurinhas". Fique de olho nos sinais que os responsáveis vão passar.
Desejamos um excelente retorno a todos. Para assistir a live completa, clique aqui.
Até a próxima!
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