• Lucas

3 Posts que toda cantina deveria ter no Instagram

Como comunicar-se com os responsáveis pelo Instagram? E o que postar?

Se fazer presente, mas de forma digital


Na última semana, tivemos o prazer de conversar com a Ingrid, uma das primeiras parceiras da Nutrebem, sobre as mudanças e adaptações que estão ocorrendo nas cantinas devido a pandemia e, basicamente, essa conversa originou todo esse artigo e deu tema para uma Live que fizemos ontem, quinta-feira, dia 11 de Março.


A Ingrid sempre aproveitou os contatos diários com alunos e responsáveis para promover a qualidade percebida do seu serviço. O carinho no atendimento, a qualidade da operação da cantina, o valor nutricional dos produtos caseiros... Tudo isso era, quase sempre, presencial.


Sem falar das festas juninas, eventos esportivos e outros momentos escolares onde as famílias estavam presente.


Com o novo contexto da pandemia, esse momento de manutenção da confiança dos pais em relação ao serviço da cantina e a conquista de novos clientes precisou ser reinventado.


Ela começou a gravar vídeos e gerar conteúdo sobre como a sua cantina estava se preparando para receber os alunos seguindo todos os protocolos de segurança. O próprio modelo de agendamento de lanches que nós criamos precisava ser divulgado, então ela acabou descobrindo que, de certa forma, era importante se fazer presente independentemente se estamos presentes ou remotos.


Instagram para a cantina?


A partir daí, conversamos com nossos clientes para entender que tipo de iniciativa estava dando certo e como poderíamos contribuir nessa comunicação.


Descobrimos que alguns clientes não tem conta da cantina em redes sociais, alguns operadores já fazem esse tipo de divulgação e tem mais de 100 seguidores, e vimos também um perfil com quase 9.000 seguidores!


Achamos que criar esse ponto de contato em um canal que o responsável já acessa, como o Instagram, poderia ser fundamental para o sucesso do retorno das aulas presenciais. Por isso, criamos um guia com 3 posts que toda cantina deveria ter em seu Instagram.

Primeiro passo


Antes de começar, é importante a gente entender que todo perfil de empresa, em qualquer rede social, tem uma estratégia por trás. Nada é de improviso.


Então a primeira pergunta é: qual problema você quer resolver tendo uma conta da sua cantina no Instagram? Por que você posta o que você posta e porque utilizar esse canal?


Qual seria a primeira barreira de entrada para um responsável permitir o uso da cantina que você gostaria de quebrar com um tipo específico de comunicação?


Identificamos que essas são as principais barreiras que uma cantina precisa "quebrar" para que um responsável permita o lanche na escola:



Temos então um grande problema de comunicação a ser resolvido. Para isso, precisamos encontrar um canal que os pais já utilizam para facilitar o processo.


Entendemos que hoje o Instagram é a principal plataforma que os responsáveis consomem e compartilham imagens e vídeos de amigos, empresas e serviços, uma vez que o Facebook tem se tornado cada vez mais uma rede social de compartilhamento de notícias, de forma geral.


O objetivo de criar um perfil nessa plataforma é trazer de volta a confiança (e adesão) das famílias que já permitiam a alimentação na sua cantina e divulgar como seu cardápio pode ser uma boa opção para aquele responsável que não tinha uma boa impressão do seu serviço (com o compartilhamento das postagens entre pais, por exemplo).


Definido isso, quais seriam os 3 tipos de postagens que uma cantina deveria ter?

1º Qual é o aspecto dos produtos que você oferece?

Concordamos que uma imagem vale mais que mil palavras, certo?


A primeira barreira a ser quebrada é a visual. Qual é o aspecto do lanche? Essa primeira postagem é fundamental pois ela gera provação social. Outros responsáveis comentam na foto e acabam influenciado os demais.


Esse efeito boca a boca, considerando que operamos em um ambiente fechado, pode ser muito positivo para a reputação da sua cantina.


Capriche na hora de divulgar seus melhores produtos!

2º Autoridade no assunto


Uma vez quebrada a barreira "visual", o próximo passo é mostrar que você entende e carrega a bandeira da Nutrição. Nesse post a cantina não está vendendo seus produtos, mas sim importantes conceitos sobre alimentação.


Isso é a prova que uma cantina tem uma nutricionista de apoio e que está além do "o cardápio é nutritivo porque o salgado é assado".

3º Se fazer presente, mesmo a distância


Como disse no início do artigo, a Ingrid construía a reputação dela no dia a dia. Se algo desse errado, as famílias sabiam quem cobrar. Nesse novo modelo de cantina, quem é o responsável? Onde está o carinho da operação e do atendimento?



O que encontramos no Instagram da Lanche do Bem, administrado pela Monisse, serve de exemplo para todos os operadores que gostariam de ter um contato mais próximo com as famílias nessa nova realidade.


Postagens com vídeos e fotos da operação, dos responsáveis pela cantina dando as boas vindas e colocando a "pele em jogo" são fundamentais para criar empatia e aumentar a segurança percebida da sua cantina. Afinal, de que adianta seguir todos os protocolos de segurança se os pais não sabem que existe?


Os comentários das famílias demonstram o quanto é importante essa relação de transparência e confiança, afinal elas estão confiando a sua cantina a responsabilidade pela alimentação de seus filhos na escola em um contexto de pandemia.

Menção "honrosa"


É muito importante demonstrar que sua cantina segue os protocolos de segurança e tem uma oferta nutritiva com produtos caseiros.


Após essa conquista, o próximo passo é promover formas lúdicas de experimentação de alimentos nutritivos.


É uma excelente estratégia de lançamento de produtos que pode aumentar sua receita, deixar os responsáveis ainda mais seguros e, de fato, impactar positivamente na alimentação de centenas de crianças.

Espero que tenha gostado das dicas. Caso não tenha como produzir do zero essas fotos, utilize nosso kit digital ou faça repost das nossas postagens do @Escolhanutrebem . O importante é começar, e para te apoiar, estaremos aqui!


Desejamos um excelente e seguro retorno a todos. Para assistir a live completa, clique aqui.


Até a próxima!

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