• Lucas

Live #04 Cantinas escolares em tempos de pandemia

Dicas dos parceiros Lanche do Bem e Coleguium para se adaptar ao “novo normal”




Neste momento, todos sabemos que é super importante estarmos unidos para garantir um volta às aulas com segurança para alunos, funcionários e familiares. Pensando nisso, a Nutrebem se uniu a parceiros como as redes Coleguium e Lanche do Bem para discutir sobre o tema: cantina escolar em tempos de pandemia. A Live aconteceu no dia 13 de agosto, abordando temas de interesse não só dos operadores de alimentação, mas de todos os envolvidos no processo de volta às aulas. Vale ressaltar que o bate-papo teve como base as informações até o momento da transmissão e, como estamos passando por um período de incertezas, alguns detalhes poderão ser modificados de acordo com as necessidades de cada segmento. Aconselhamos que as cantinas escolares trabalhem com fases de reabertura, para que seja possível sentir o processo dos alunos, ambiente, responsáveis e da sociedade como um todo. É preciso garantir uma retomada de operações segura, com confiança e adaptações que sigam as recomendações da OMS - Organização Mundial de Saúde, além dos protocolos de de boas práticas de manipulação de alimentos, manual de segurança alimentar, dentre outros. Como colocado pelas fundadoras do Lanche do Bem, Marcella e Monisse, é necessário que novas medidas sejam adotadas: como a utilização de uma área específica dentro das cantinas, para que os alimentos e demais produtos passem por uma higienização prévia. Pois, só assim, o risco de contaminação diminui consideravelmente, já que a manipulação será feita com os itens limpos e seguros, proporcionando uma maior confiança aos funcionários, pais e alunos, aumentando as chances da retomada do consumo nas cantinas. Essa é apenas uma das dicas que vimos na Live, além dela, você poderá contar com muitas outras. Continue lendo ou assista a live completa. Vale acelerar a velocidade de reprodução do vídeo para 1,5x caso queira poupar tempo ;)

Cantina escolar em tempos de pandemia

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas… não pense que você é o único, afinal, estamos passando todos por um período super delicado, mas não se desespere! Juntos, podemos superar tudo isso. Rodolfo, mediador da Live e sócio-diretor da Nutrebem já atua no segmento há mais de 6 anos e o sistema digitalizador de cantinas está no ar há aproximadamente 5, com cerca de 250 escolas parceiras espalhadas pelo Brasil. Em conversa com escolas dos mais variados portes, foi encontrado um grande desafio: acabar com as aglomerações na hora do recreio, tanto para a compra de lanches, como para as entregas. Sendo assim, a solução encontrada foi trabalhar com uma adaptação do sistema, atrelando a possibilidade de pedidos agendados diretamente pelo aplicativo. Dessa forma, o risco de contaminação pode ser diminuído por diferentes fatores:

  • Evita aglomerações no totem ou na cantina para pedidos;

  • Não existe contato da criança/adolescente com o cantineiro;

  • Os pedidos são feitos previamente, facilitando a higienização dos itens;

  • Diminuição da circulação de dinheiro dentro da escola.



É fundamental a escola auxiliar no engajamento da utilização de qualquer solução para garantir uma boa dinâmica com os operadores de alimentação no dia a dia.


É possível vender sem circulação de dinheiro?

Sim! E muito mais seguro! Dinheiro em espécie sempre foi a principal forma de consumo, todos concordamos com isso, mas, atualmente, ele é um potencial vetor de contaminação. Dessa forma, percebemos que é necessário eliminar o dinheiro ou, pelo menos, diminuir a sua circulação dentro das escolas. Para que você saiba, através de um exemplo concreto, trouxemos para o nosso bate-papo Pedro Maluf, responsável pela alimentação na rede Coleguium, do Eleva, que já adotou essa forma de recebimento (sem dinheiro) há 3 anos. O Coleguium, desde 2017 trabalha apenas com o sistema digital para cantinas e perceba: eles possuem uma rede de escolas com mais de 19 unidades, aproximadamente 8 mil alunos! Distanciamento social no recreio, como agir? Essa é uma pergunta difícil não é mesmo? Principalmente pelo fato de que estamos falando de um grande número de crianças e adolescentes. Algumas escolas já estão adotando algumas regras para a reabertura segura, preferindo o recreio dentro de sala de aula, onde há mais controle da distância entre os alunos. Enquanto outras preferem limitar espaços no pátio, pois possuem um amplo espaço ao ar livre. Essas adaptações irão depender da estrutura dos colégios e serão realizadas de acordo com a demanda de cada um. Mas, uma coisa é certa: para comer, é preciso que as máscaras sejam retiradas, então, analise como a escola poderá proporcionar a segurança necessária para esse momento. Algumas escolas estão optando por não abrir as cantinas em um primeiro momento, analisando a situação antes de tomar qualquer decisão, colocando os detalhes necessários dentro de um planejamento. Como posso preparar meu cardápio para este momento? Esse será o tema da Live de sexta-feira, dia 28. Muitas escolas se preocupam com a reformulação do cardápio oferecido, visto que os pais terão acesso às opções e, hoje em dia, estão cada vez mais preocupados com a qualidade nutricional dos lanches. É preciso satisfazer esse público, deixando-os seguros com relação à alimentação saudável dos filhos, com qualidade no que é comercializado.

A Lanche do Bem, por exemplo, trabalha apenas com lanches fabricados dentro da própria cantina, não existindo nenhuma opção industrializada. Cantinas escolares precisam se reinventar em uma fase como esta, afinal, têm participação efetiva nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes.


Uma cantina adaptada, estruturada e segura terá o diferencial necessário para a reabertura no volta às aulas, neste ou no próximo ano!

Se quiser saber mais dicas sobre como retornar às aulas presenciais com mais segurança, confira o artigo Cantinas em tempos de pandemia ou marque uma conversa conosco.


Até a próxima!

41 visualizações

Sobre a Nutrebem

Nome fantasia: Nutrebem

Razão Social: Easy Food do Brasil S/A

CNPJ: 13.458.756/0001-20

Av. das Américas, 8445/903, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Contatos

         4003-3341

         relacionamento@nutrebem.com.br

Nutrebem © Todos os direitos reservados.