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Caso de sucesso — Cantina Villa Lobos

Atualizado: 17 de out. de 2019

Entrevistamos Eunicélia Gonçalves, diretora e também responsável pela Cantina Villa Lobos, uma das vencedoras do #2 Incentivo Nutrebem. Ela nos contou como este incentivo mudou o dia-a-dia da sua cantina e a deixou mais nutritiva.



PLANEJANDO O EVENTO


No final de abril, quando recebeu nosso e-mail do #2 Incentivo Nutrebem, Eunicélia, pensando em levar mais saúde aos seus alunos, enxergou como uma boa oportunidade e resolveu participar da ação que incentivava a organização de um evento de degustação de sucos nutritivos. Seguindo uma proposta diferente, contou para a gente como foi:

“Decidi convidar os alunos do último ano do Ensino Médio para organizarem todo o evento, e combinei que se as metas fossem cumpridas, doaria o prêmio para a festa de formatura deles”

Eunicélia acredita que o envolvimento deles foi fundamental para o sucesso do evento.

Participaram ao todo 387 alunos, do infantil e do 3º ano do Ensino Médio. O sabor vencedor e preferido pelos alunos foi o Suco Abacouli (abacaxi, couve e limão). Eunicélia ficou impressionada:

“O resultado surpreendeu a todos! Tendo os refrigerantes como uma das principais bebidas vendidas, não achávamos que os sucos teriam tanta aceitação. Além disso, sempre encontrávamos dificuldades em adicionar itens mais nutritivos como sucos e lanches naturais, pois acabavam não tendo a saída esperada”

Agora, após o evento, o Suco Abacouli é a bebida mais vendida na Cantina do Colégio Villa Lobos e já é possível notar algumas mudanças nos hábitos alimentares dos alunos.


A FÓRMULA PARA O SUCESSO


Eunicélia nos contou sobre as adaptações na cantina:

“O dia do evento exigiu um pouco mais de trabalho por parte dos funcionários da cantina e da escola, por conta do preparo (lavar, descascar, picar, fatiar, etc) das frutas. Mas depois, para adicionar o suco ao cardápio da cantina, foram feitos apenas alguns ajustes na rotina diária dos funcionários”

Como toda mudança, os primeiros dias ainda exigiram atenção e direcionamento, mas aos poucos todos se habituaram e o suco, que continua sendo produzido diariamente, já faz parte da rotina da cantina.

Além dos alunos terem uma nova opção de bebida nutritiva para comprarem, a cantina conseguiu aumentar sua receita mensal com o sucesso do Suco Abacouli. De todas as cantinas que participaram, a Cantina Villa Lobos é a única em que o suco se mantém entre os itens mais vendidos, mesmo mais de 2 meses após o evento. Eunicélia comentou sobre o que acha que fez a diferença:

“O grande incentivo que demos no dia degustação contribuiu para que os alunos criassem esse novo hábito. Também foi essencial a mobilização e o marketing que os alunos do 3º ano fizeram”

A diretora reforçou como diferencial o fato dos alunos terem ajudado no preparo do suco no dia do evento: Os alunos puderam ver os ingredientes de cada suco e acompanharam todo o preparo, inclusive colocando a mão da massa.

“Se não tivesse tido a degustação, os alunos não iriam comprar o suco por vontade própria pois a aceitação dos produtos naturais é mais difícil” concluiu Eunicélia com grande satisfação.


PENSANDO NO FUTURO


Com o sucesso do evento, a Cantina Villa Lobos já estuda organizar outras ações e fazer degustações antes de adicionar produtos novos ao cardápio. Eunicélia e os funcionários da cantina ficaram bem felizes com o resultado:

“Tivemos um custo para planejar a degustação, foram mais de 1200 copinhos com três sabores de sucos naturais, mas valeu a pena porque os alunos participaram e adoraram degustar e acompanhar a votação.
O retorno está nas vendas: depois do desafio o suco passou a ser consumido diariamente. Isso é um sucesso para nós, com a mudança do hábito alimentar atingimos o nosso objetivo”.

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