• Débora Sasdelli

Qual a relevância da alimentação dentro da escola?

Atualizado: 17 de Out de 2019


Calculando que um aluno passa pelo menos 12 anos da sua vida na escola, será que o modo como ele se alimenta dentro deste ambiente tem influência na qualidade da sua alimentação e em seus hábitos alimentares?


Saiu recententemente o resultado de um estudo que tinha como objetivo analisar a contribuição da merenda escolar para o consumo alimentar saudável de estudantes de escolas públicas no Brasil. Mesmo sendo focado em escolas públicas, o resultado é bem interessante e mostra como o ambiente escolar tem sido considerado estratégico na promoção da saúde e de hábitos alimentares saudáveis.


A pesquisa foi feita com 86.660 estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos foram questionados sobre o consumo de refeições escolares e de alimentação em geral nos últimos sete dias e no dia anterior à entrevista.


Foi comparado o consumo de alimentos entre alunos que comem ou não comem refeições na escola. As análises revelaram que o consumo da merenda escolar se associou positivamente ao maior consumo de feijão, vegetais crus ou cozidos e frutas e negativamente ao consumo de salgadinhos fritos, carne processada, salgadinhos embalados, biscoitos e doces. Ou seja, estes resultados sugerem que as refeições na escola podem promover práticas alimentares saudáveis entre os estudantes.


A importância dos alimentos oferecidos nas escolas também tem sido observada em estudos realizados em outros países como EUA e França. Estes estudos revelaram um resultado similar: a merenda escolar favorece o consumo de alimentos saudáveis, mesmo tendo opções pouco nutritivas disponíveis no mesmo ambiente.

A oferta e o consumo de alimentos mais saudáveis na escola podem reduzir o consumo diário de outros alimentos não saudáveis.

As cantinas que já perceberam seu real e importante papel dentro da escola, para além de apenas comercializar alimentos, estão se destacando no mercado, dentro da escola e principalmente aos olhos dos responsáveis. Assim como algumas escolas que compreenderam que o ensino vai além das aulas e envolve todo o ambiente escolar, inclusive dar atenção ao que os alunos estão comendo.


Considerando que a escola é um local por qual todos as crianças irão passar (ou ao menos todas possuem esse direito e assim gostaríamos que fosse), é fundamental considerar o importante impacto que ações realizadas neste ambiente podem ter na saúde da população.

Artigo: Nathália Tarossi Locatelli, Daniela Silva Canella, Daniel Henrique Bandoni, Do school meals influence the food consumption? the view from brazi, Nutrition (2018), https://doi.org/10.1016/j.nut.2018.02.011

0 visualização

Sobre a Nutrebem

Nome fantasia: Nutrebem

Razão Social: Easy Food do Brasil S/A

CNPJ: 13.458.756/0001-20

Av. das Américas, 8445/903, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Contatos

         4003-3341

         relacionamento@nutrebem.com.br

Nutrebem © Todos os direitos reservados.