• Lucas

Plantão 05/10 - Qual é a qualidade percebida do cardápio da sua cantina?

Atualizado: Out 6

Como construir um relacionamento de confiança entre a sua cantina escolar e a família do aluno.



Mais uma vez estamos aqui para trazer informações relevantes para o funcionamento da cantina escolar na tão esperada volta às aulas.


Vamos começar este post com a seguinte pergunta: “como os pais precisam se sentir para que os filhos tenham mais liberdade de escolha?”. A resposta vem fácil para aqueles que já tem filhos: os pais precisam sentir segurança, independente do assunto tratado.


Se o responsável se sente seguro com a alimentação do filho na escola, mais dias ele irá deixar o filho comer na cantina. Algumas famílias ainda tem uma visão negativa sobre o cardápio da cantina e só liberam o lanche uma vez por semana, geralmente sexta-feira.


Por que estamos falando isso? Temos dois exemplos muito claros na Nutrebem que comprovam que os responsáveis buscam maior segurança alimentar e financeira no momento do recreio escolar. Veja a diferença no comportamento quando há uma percepção maior sobre segurança.


Compra no autoatendimento x compra agendada pelo responsável no app

Percebemos que os consumos agendados pelos responsáveis são, em sua grande maioria, Muito Nutritivos (37%) e Moderados (38%). Dificilmente um responsável faz uma compra planejada de um produto avaliado como Pouco Nutritivo.


Já os alunos comprando no terminal, temos, em média, um consumo com oferta nutricional mais equilibrada ao longo da semana. Nós já estávamos esperando que esse tipo de comportamento fosse acontecer quando o consumo fosse para as mãos dos responsáveis. Dito e feito!


Existe também outro comportamento que diz muito sobre a percepção de segurança das famílias:


Recarga em dinheiro na cantina x recarga online no app


O app da Nutrebem permite que os créditos sejam inseridos de forma totalmente on-line ou através de dinheiro, sendo pago na própria cantina. Porém, os valores são muito maiores quando falamos em não dar o dinheiro vivo para a criança. A recarga média online é de R$98 reais, enquanto a recarga média em dinheiro é R$53 reais. Quase o dobro! O resultado é uma maior frequência de consumo na cantina escolar.


Além disso, atualmente, o dinheiro é visto como um vetor de contaminação, devido ao coronavírus, o que interfere muito na tomada de decisão dos pais.


Então, como eu cresço a minha receita neste volta às aulas?


O tema da nossa última Live trouxe à tona muitas questões referentes ao retorno do fluxo financeiro de caixa e o nosso bate-papo contou com a presença do fundador da Nutrebem, Henrique Mendes.


Caso você não tenha assistido, estamos disponibilizando a live completa no nosso canal do Youtube. Clique aqui para acessar o conteúdo gratuitamente!


Essa é a pergunta que não quer calar e é muito difícil para aqueles que precisaram reduzir o quadro de funcionários (chegando até mesmo em demissão geral) e lidar com estoques zerados.


A realidade cheia de incertezas cria uma certa ansiedade, incômodo e medo, mas a Nutrebem está aqui para lhe ajudar nesse processo!


Algumas escolas possuem índices altíssimos de adesão nas cantinas, chegando a 80% dos alunos! Enquanto outras, não conseguem ultrapassar a marca dos 20%. Em qual você deseja estar enquadrado?


Como falamos anteriormente, isso se dá pelo fato de que os pais possuem uma desconfiança no cardápio que é oferecido, uma vez que não conhecem as opções apresentadas no seu estabelecimento ou simplesmente não desejam enviar dinheiro em espécie para seus filhos por medo de transmissão de coronavírus, uso indevido do dinheiro ou até mesmo furto.

A qualidade no cardápio é fator crucial para o aumento da receita da cantina escolar, até porque, quando um pai ou uma mãe consultam a disponibilidade dos itens, podem perceber o cuidado no serviço prestado.


Você pode achar que a sua cantina oferece um bom cardápio, mas como os pais percebem o seu cardápio? Quanto mais eles gostarem, mais irão permitir que o seu filho consuma, aumentando gradativamente o ticket médio e as compras na semana.


Nutrebem é a relação de segurança financeira (digital) e a transparência do seu trabalho (cardápio) - o que leva à melhora do relacionamento entre cantina e família.


Foco nos primeiros anos escolares!


Você acha mais fácil reconquistar a confiança de uma família que já está a 5 anos na escola e tem uma impressão negativa da cantina ou investir em uma boa apresentação do seu cardápio para os novos alunos que acabaram de entrar na escola?


Aprenda como a escola faz! A primeira visita da família na escola, geralmente, é uma visita guiada mostrando tudo que a escola faz para oferecer mais segurança para aqueles alunos dos primeiros anos escolares.


Você já pensou em ter um aluno que frequente a sua cantina de forma regular dos 6 anos de idade até os 17? É aí que a Nutrebem ajuda você, operador de alimentação, a construir uma relação de confiança sólida e duradoura com as famílias!



É uma relação vantajosa para ambos os lados: a família possui a segurança de que o filho está se alimentando bem, pois conhece o seu cardápio, e você irá ter um cliente fiel por muitos anos!


Como a Nutrebem ajuda a sua cantina escolar a ter um relacionamento transparente e de confiança com o aluno e sua família na volta às aulas? Veja a seguir:


#1 - Você já conhece o agendamento de lanches?


É fato que a pandemia trouxe a necessidade de existir uma cantina escolar segura, afinal, toda família deseja ver os filhos longe de quaisquer riscos de contágio.


Por isso, a Nutrebem trouxe o agendamento de lanche escolar. Saiba como funciona a novidade:


  • A família pode acessar o cardápio completo no app da Nutrebem;

  • O responsável pode agendar o lanche da semana inteira por lá;

  • O pagamento deve ser efetuado pela própria conta digital no aplicativo;

  • E pronto! Está eliminada a circulação de dinheiro dentro da escola e a aglomeração causada pelas filas.

Para saber mais sobre o funcionamento da nova possibilidade de alimentação dos alunos durante o recreio, basta acessar o conteúdo a seguir:

Plantão 10/09 - O agendamento de lanche escolar é algo possível!


#2 - Delivery de cantina escolar?


Sim, ele existe!


Outra novidade que acompanha o agendamento de lanches é o delivery de cantina escolar. Ou seja, ao realizar o pedido pelo app, o familiar terá a certeza que o lanche será entregue na própria sala de aula, evitando deslocamentos dos filhos mais novos.


A iniciativa faz parte do “novo normal” das escolas, uma vez que a tendência para a hora do recreio se divide em duas iniciativas:


  • As turmas que irão para o pátio serão divididas em turnos;

  • Para os mais novos, o recreio acontecerá dentro da sala de aula.


Se você deseja saber como se preparar para atender às diferentes demandas, ou seja: os pais que efetuam o agendamento, os adolescentes que fazem o pedido pelo app e o próprio delivery escolar, assista a nossa live 06:


Live #06 - Como reduzir aglomerações no recreio?


Repassando o que vimos neste post


  • Se o pai se sente seguro com a alimentação do filho na escola, mais dias ele irá deixar o filho comer na cantina;

  • Mas como evitar o contato com o dinheiro vivo e construir uma relação de transparência com o pai que deseja ver o filho se alimentando bem? A Nutrebem ajuda!;

  • A qualidade no cardápio é um fator crucial para o aumento da receita da cantina escolar;

  • Quando um pai ou uma mãe consultam a disponibilidade dos itens, podem perceber o cuidado no serviço prestado. A Nutrebem oferece a possibilidade de apresentar o cardápio completo no seu app;

  • Além disso, ela também permite que os pais façam o agendamento de lanches e que a refeição seja entregue dentro da sala de aula, o que elimina várias possibilidades de contágio na hora do recreio.


Lembre-se: estamos ao seu lado para tornar o momento de retomada das aulas o mais tranquilo possível, sem deixar de lado o aumento da rentabilidade.


Por isso, indicamos um último material para que você acompanhe e saiba como se preparar de forma definitiva para o retorno. Basta clicar no link a seguir:



Juntos, vamos encontrar soluções para manter a segurança de todos: alunos, responsáveis e funcionários! Participe da próxima live, toda quinta-feira às 11h, no nosso canal do Youtube.




27 visualizações

Sobre a Nutrebem

Nome fantasia: Nutrebem

Razão Social: Easy Food do Brasil S/A

CNPJ: 13.458.756/0001-20

Av. das Américas, 8445/903, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Contatos

         4003-3341

         relacionamento@nutrebem.com.br

Nutrebem © Todos os direitos reservados.