Descubra o que eles esperam das cantinas
Você sabia que a Nutrebem já está em mais de 120 cantinas do Brasil? Sim! A sua cantina faz parte desse grupo especial de operadores que estão melhorando o serviço oferecido e que se preocupam com a alimentação dos seus alunos.
A Nutrebem, assim como você, procura sempre melhorar o seu serviço e pensando nisso conversamos com alguns responsáveis de alunos: ao todo recebemos 920 respostas de diversas escolas e regiões. Alguns comentários podem não se aplicar a sua cantina, mas achamos interessante compartilhar as principais opiniões, pois sempre podemos tirar algum novo aprendizado ou inspirações! :)
POR QUE ALGUNS ALUNOS NÃO CONSOMEM NA CANTINA?
A alimentação é algo bem individual, ou seja, cada pessoa e cada família tem suas preocupações e suas escolhas, logo, isso acaba refletindo na frequência e nas escolhas alimentares dos alunos na escola.
O que percebemos na pesquisa é que existe um grupo de alunos que consomem praticamente todos os dias nas cantinas, mas não é a maioria. De uma forma geral, os alunos consomem de 1 a 2 vezes na cantina.
Esse resultado pode estar relacionado tanto a um fator econômico como a uma preocupação maior dos responsáveis com a alimentação dos seus filhos:
“Se eu confiasse na qualidade dos alimentos ofertados, permitiria que meu filho consumisse na cantina mais vezes” — Juliana, responsável de aluno(a) do RJ
“Apesar de saber que os produtos são de excelente qualidade, ainda acho os valores altos. Infelizmente o custo escolar para a maioria dos pais é muito grande, por isso ainda preferimos levar o lanche de casa na maioria dos dias. ” — Responsável de aluno (não quis se identificar)
“O percentual de opções não saudáveis é significativamente mais elevado que o de opções saudáveis. Enquanto isso for desta forma, meu filho só vai usar a cantina em casos de extrema necessidade. ” — Responsável de aluno (não quis se identificar)
O QUE OS RESPONSÁVEIS MAIS SE INTERESSAM DENTRO DO APLICATIVO?
Pode-se ter a impressão de que a maioria dos pais usa o aplicativo mais para fazer recargas e não estão assim tão envolvidos com o cardápio. Mas ao perguntarmos sobre o que mais gostam e utilizam dentro do aplicativo, a surpreendente ordem de preferência foi:
Ou seja, os pais estão olhando o que seus filhos consomem e estão interessados em conhecer o cardápio da cantina para ver as opções ofertadas. Por isso a importância de sempre manter o cardápio e os produtos cadastrados atualizados — é o reflexo da cantina para os pais, é onde eles irão visualizar as opções do que é vendido.
“Como trabalho, acho importante saber o que a minha filha consome na cantina e isso me ajuda em casa para conversar com ela. A visualização diária é uma oportunidade de corrigir desvios na alimentação dela. ” — Vanessa, responsável, aluno(a) de SP;
“Me ajuda muito saber o que minha filha consome para falamos em casa sobre sua alimentação quando está perto e quando está longe dos pais” — Responsável de aluno, cantina de SP.
Além de poderem acessar o aplicativo a qualquer momento, ao final de cada semana, a Nutrebem também sempre envia aos responsáveis um e-mail com os últimos consumos do aluno. Esse e-mail é aberto, em média, por 60% dos responsáveis, reforçando o interesse da maioria em saber como seus filhos estão se alimentando dentro da escola.
PONTOS QUE DEIXARIAM OS RESPONSÁVEIS MAIS CONFIANTES E FELIZES
* OFERTA DE PRODUTOS *
O que percebemos foi que muitos pais gostariam que as cantinas fossem como um “braço direto” deles, facilitando o acesso dos filhos a alimentos de qualidade e a uma variedade que teriam dificuldade de oferecer caso montasse uma lancheira diariamente.
“Diversificar os produtos. Colocar mais opções. A vida é muito corrida, minha filha leva produtos industrializados de merenda, então gostaria que quando ela comprasse na escola tivesse mais opções saudáveis. ” — Christina, responsável de aluno(a) de MG
* TROCA E DISPONIBILIDADE DE PRODUTOS *
Sabemos que muitas vezes os produtos acabam no meio do intervalo e fazer a troca por outro produto parece ser a opção mais rápida. Porém, isso acaba tendo um resultado negativo para os pais, que além de visualizarem o consumo errado do filho, acaba prejudicando a confiança que possuem tanto na cantina como na Nutrebem.
“Não adianta nada o relatório, já que na maioria das vezes meu filho compra um determinado alimento/bebida e na hora de pegar oferecem outro qualquer pois o que comprou não tem disponível. O relatório não traduz assim a realidade do que ele consome…o produto comprado é o que deve ser entregue ao aluno e não pode ser substituído por outro, a não ser que seja feita substituição direta no sistema no momento dessa substituição. ” — Ivete, responsável de aluno(a) de SP
“Nem todos os alimentos, principalmente os saudáveis, têm todos os dias na escola. As opções são muitas no site mas no painel do aluno as opções são limitadas. ” — Aline, responsáve de aluno(a) de MG
O recomendado a se fazer nesses casos é cancelar a compra do aluno e alterar para “indisponível” o item que acabou.
PARCERIA COM A NUTREBEM
A maioria dos responsáveis enxerga uma melhoria no serviço prestado pela cantina após o início da parceria com a Nutrebem. Acreditamos que isso aconteça pois com a entrada da Nutrebem, que é uma novidade, muitos operadores conseguem ter um panorama mais geral da sua loja e se animam para fazer mudanças: ganham agilidade no atendimento com a redução das filas, começam a olhar com mais atenção para a qualidade dos produtos que vendem, melhoram a relação com os responsáveis, entre outros pontos. Contem sempre com a gente!
“Primeiramente gostaria muito de parabenizar todas as funcionárias da cantina, atendimento e profissionais nota 1000. Super humanas, sempre sorridentes!!” — Vanessa, responsável de aluno(a) de MG
“Até o ano passado evitava ao máximo q meus filhos usassem a cantina. Sendo nutricionista especializada em alimentação escolar, sei o quanto a alimentação é importante. Adoro a ideia de poder acompanhar a alimentação dos meus filhos” — Mariluce, responsável de aluno(a) de SP.
Comments