• Débora Sasdelli

Já ouviu falar no Triângulo da saúde?

Atualizado: 17 de Out de 2019

Descubra como ele pode ajudar a destacar a sua cantina no mercado

Todo ano, no dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, uma importante data para conscientizar as pessoas sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Este ano, entre muitos eventos, ações e atividades que aconteceram no mundo todo, gostaríamos de compartilhar com vocês um material novo divulgado por um instituto belga, que se alinha bastante com a visão da Nutrebem de uma alimentação saudável.


Esse instituto (Flemish Institute of Healthy Life) lançou recentemente novas diretrizes saudáveis para a Bélgica, mas que se aplicam para todo o mundo. Eles viraram de cabeça para baixo a antiga Pirâmide Alimentar e criaram o TRIÂNGULO DA SAÚDE, com a parte superior representando alimentos que devemos consumir mais, começando pela água. Alguns alimentos ficaram para fora do triângulo, deixando claro que, podem ser consumidos em pequenas quantidades e com pouca frequência, mas que não são essenciais para uma alimentação saudável.



ÁREA VERDE ESCURO — consumir mais


Alimentos naturais com muitos benefícios para a saúde: vegetais, frutas, grãos integrais e batatas, mas também legumes, nozes e sementes, óleos vegetais.


Quem são dentro da cantina? sucos de frutas, frutas frescas, salada de fruta, palito de cenoura, tomatinhos, mix de castanhas, pães caseiros integrais.


ÁREA VERDE CLARA — consumir moderadamente


Alimentos de origem animal com efeitos benéficos ​​à saúde: peixe, iogurte, leite, queijo, aves e ovos. Preferir sempre as versões menos processadas desses alimentos, ou seja, os itens mais frescos.


Quem são dentro da cantina? Iogurtes, vitaminas e os ingredientes de alguns produtos como lanches com queijo, frango, atum, bolos simples de frutas, etc.


ÁREA LARANJA — consumir menos


Estão os alimentos de origem animal ou vegetal que podem ser menos benéficos para a saúde quando consumidos em excesso, como: carne vermelha, manteiga, margarina e alguns óleos. Esses alimentos ainda contêm alguns nutrientes, mas é necessário ter atenção na frequência com que aparecem na alimentação.


Quem são dentro da cantina? salgados com recheios de carne vermelha, hambúrgueres, quibe, salgados folhados.


ÁREA VERMELHA (fora do triângulo) — consumir o mínimo possível


São os alimentos que não possuem nutrientes que nosso corpo precisa. São alimentos ultraprocessados, ou seja, possuem muitos ingredientes artificiais adicionados (aditivos, conservantes, aromatizantes, etc) e também são ricos em açúcar, gordura e/ou sal.


Quem são dentro da cantina? Salgados e lanches com embutidos (presunto, salame, peito de peru, etc), refrigerante, bebidas já adoçadas (néctares, refrescos), chocolates e balas, salgadinhos.


E aí na sua cantina?


Como está a distribuição de produtos da sua cantina? A maior parte dos produtos está em qual andar do triângulo? Estão dentro ou fora do triângulo?


Se você fosse o responsável por um aluno (a) desta escola que trabalha, o que gostaria que seu filho (a) tivesse como opções para consumir durante o dia? Apenas produtos de fora da pirâmide ou também algumas opções da área verde escura, verde clara?

Que tal dizer aos responsáveis que sua cantina segue tendências internacionais e a escolha dos produtos no cardápio são inspirados no Triângulo da Saúde? Pense sobre isso! A Nutrebem está à disposição para te ajudar!

135 visualizações

Sobre a Nutrebem

Nome fantasia: Nutrebem

Razão Social: Easy Food do Brasil S/A

CNPJ: 13.458.756/0001-20

Av. das Américas, 8445/903, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Contatos

         4003-3341

         relacionamento@nutrebem.com.br

Nutrebem © Todos os direitos reservados.