• Débora Sasdelli

Exposição dos produtos na cantina

Atualizado: 17 de Out de 2019

Aprenda 5 formas de deixar sua cantina mais nutritiva apenas reorganizando os itens a venda


Fique de frente para sua cantina e observe. O que os alunos veem primeiro? As comidas e bebidas expostas parecem atrativas? Qual seria sua decisão de compra olhando assim para a cantina? O que chama mais atenção: os itens mais nutritivos ou os menos nutritivos? As respostas a essas perguntas já devem direcionar um pouco quais mudanças serão possíveis na sua cantina.


Antes de qualquer alteração vale ressaltar uma característica muito importante em cantinas de sucesso: sempre manter o espaço limpo e arrumado. Pode parecer um ponto óbvio, mas tendo essa simples atenção os alunos e os pais se sentem mais seguros para consumir, além de passar a sensação de que a cantina realmente tem a preocupação com a alimentação e seus produtos estão sempre frescos.


Abaixo separamos 5 formas de deixar sua cantina mais nutritiva de um jeito simples, reorganizando a posição dos produtos e aproveitando melhor o espaço que você tem:


1. Coloque os produtos nutritivos a vista dos alunos

Uma mudança simples, mas que pode dar ótimos resultados! Selecione todos aqueles itens mais nutritivos que você vende na sua cantina (frutas, sucos, lanches, bolos caseiros, salada de frutas e etc.) e distribua-os na frente do seu balcão, vitrine, estufas e geladeiras, de acordo com o tipo de armazenamento de cada produto. Pense que eles deverão ser os produtos mais visíveis aos alunos.


Tenha um cuidado especial com a apresentação dos itens nutritivos. Olhe para o produto final e pense se você também ficaria estimulado a comprar aquele item, ou seja, não coloque frutas amassadas, sanduíches com aspecto seco, bolos que já não estão fresquinhos, etc. No caso dos sanduíches e lanches, corte ao meio e deixe o recheio visível para atrair os alunos e também mostrar a eles o que estão escolhendo.


2. Atenção aos produtos pouco nutritivos!


Como os produtos mais nutritivos assumiram o primeiro plano de quem olha para sua cantina, os produtos pouco nutritivos vão para trás, para o fundo, para locais mais altos ou mais baixos, que não estejam na altura dos olhos dos alunos. Você irá continuar vendendo esses produtos e eles irão continuar aparecendo no terminal, mas na sua cantina não ficarão mais tão evidentes. Se necessário, guarde algumas unidades repetidas dos produtos no estoque ou na cozinha, para não serem em maior quantidade que os produtos nutritivos.


Ex: Troque os refrigerantes da linha da frente da geladeira por sucos naturais de caixinhas e garrafinhas.


Coloque os bolinhos de pacote, as barras de cereais e outros doces para as prateleiras mais altas e deixe os bolos e doces caseiros na frente.


Coloque os salgados integrais e lanches coloridos na linha da frente das estufas e os salgados com recheios mais ultraprocessados como calabresa, linguiça, apresuntados, etc., mais escondidos do olhar dos alunos.


Os itens menores, como balas e chocolates, que normalmente ficam ao lado do caixa ou na frente do balcão, também não devem ficar tão visíveis. Transfira-os para trás, em bancadas ou prateleiras que os alunos não tenham acesso fácil.


3. Chame a atenção com cartazes coloridos


Assim como somos influenciados pelas propagandas em TV, revistas e internet, divulgar os produtos nutritivos pode fazer toda a diferença. Para facilitar, você está recebendo alguns modelos de cartazes, prontos para impressão, dos itens nutritivos mais vendidos nas cantinas. É só imprimir colorido, preencher com uma caneta o espaço do preço e fixar na sua cantina em locais visíveis e que chamem a atenção dos alunos.


É legal destacar o valor, principalmente quando são produtos com preços competitivos aos produtos menos nutritivos, pois muitas vezes os alunos deixam de comprar porque acham que será mais caro. Agora, caso estes itens sejam mesmo muito mais caros, reveja os preços que pratica para os cartazes terem o efeito esperado.


Se você é uma cantina Nutrebem, peça seus cartazes para as nutricionistas!


4. Dê destaque para as frutas!

Uma queixa muito comum das cantinas é de colocarem frutas para vender e não ter saída. Mesmo encontrando a resistência dos alunos no começo, vale a pena insistir. As frutas são 100% naturais, nutritivas e acessíveis! Algumas dicas simples podem ajudar a estimular a venda e evitar desperdícios:


- Coloque frutas variadas em uma fruteira bonita, colorida e em um lugar visível e de passagem dos alunos.

- Venda em porções já picadas, que facilitam o consumo e o aluno não terá que fazer muito esforço — comece fazendo poucas porções e vá avaliando o consumo e aumentando a produção conforme a demanda.

- Trabalhe com variedades, o que deixa visualmente mais colorido, oferece diferentes vitaminas e agrada todos os paladares.

- Quando algumas frutas estiverem próximas de estragar, faça salada de frutas, sucos naturais, smoothies, vitaminas e milk-shakes. Ou aproveite para fazer “degustações” com os alunos.

- Use o nosso cartaz de frutas para facilitar a divulgação entre os alunos.


5. Sinalize os produtos mais nutritivos


Identifique os produtos mais nutritivos com uma bandeirinha na cor verde. Os alunos ficarão curiosos para saber porque alguns itens estão com as bandeirinhas. É uma ideia legal que pode estimular o consumo e além disso os pais também irão gostar pois fica ainda mais claro para seus filhos quais são os produtos indicados.


Para fazer a bandeirinha você só precisa de uma cartolina verde, cola, tesoura e palitos de dente (siga as etapas da imagem). Depois entre em contato com a gente para receber a lista dos produtos mais nutritivos da sua cantina para você saber em quais colocar as bandeirinhas.

E você? Pensa nesses pontos na hora de organizar os produtos na sua cantina?

0 visualização

Sobre a Nutrebem

Nome fantasia: Nutrebem

Razão Social: Easy Food do Brasil S/A

CNPJ: 13.458.756/0001-20

Av. das Américas, 8445/903, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Contatos

         4003-3341

         relacionamento@nutrebem.com.br

Nutrebem © Todos os direitos reservados.