• Débora Sasdelli

Ele está disfarçado, não se engane!

Atualizado: 17 de Out de 2019

Pão de forma integral, salgadinhos de pacote, peito de peru, catchup, lasanha congelada, maionese. Você imaginaria que nesses produtos tem açúcar? Pois é! Todos eles possuem em seus ingredientes algum tipo de açúcar, que muitas vezes está disfarçado com outro nome.



Sendo assim, para reduzirmos a quantidade de açúcar que consumimos não basta apenas deixar de adicioná-lo em preparações, é preciso ler a famosa LISTA DE INGREDIENTES dos produtos que consumimos e também conhecer os outros possíveis nomes para os açúcares.


IDENTIDADE REVELADA


Descubra os outros nomes famosos do açúcar nos produtos industrializados: melado de cana, melaço, mel, açúcar invertido, glicose, lactose, glucose de milho, xarope de malte, xarope de milho, dextrose, frutose, lactose, maltodextrina, maltose, néctar, sacarose, sucralose, aspartame, acessulfame K e estévia. Fique de olho!


MAS QUAL É MELHOR?


Como todos os alimentos, quanto mais natural, menos refinado e menos processado, melhor. Mas mesmo assim vale lembrar que todos continuam sendo AÇÚCAR. Ou seja, mesmo a opção mais natural deve ser consumida com moderação.


VOCÊ SABIA?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) libera o consumo diário por pessoa de 25g de açúcar (equivalente a 6 colheres de chá) e não indica ultrapassar 50g. Mas os brasileiros não parecem estar muito atentos a isso e consomem 3 vezes mais, ou seja, 80g (equivalente a 18 colheres de chá)!

Veja abaixo alguns alimentos que costumam estar presente no lanche ou no dia a dia das crianças e podem estar sendo responsáveis por esse consumo oculto:


COMO REDUZIR O CONSUMO?


Reduza aos poucos, o paladar tem que se acostumar com o novo sabor menos doce e isso leva um tempo.


- Naqueles alimentos em que controlamos a quantidade é mais simples. O bolo pede 2 xícaras, coloque 1 e meia. Está acostumado a colocar 1 sachê de açúcar no suco? Coloque meio. E assim por diante.


- Já nos produtos prontos, o caminho é ler a lista de ingredientes para identificar o que tem e tentar fazer substituições por versões mais naturais: suco natural ao invés de caixinha, bolo caseiro ao invés do industrializado, etc.


Fique de olho nos produtos que seu filho (a) tem consumido: o açúcar pode estar escondido naquele suco de caixinha que se diz “integral”, no sanduíche (pão de forma, requeijão e embutidos), além dos alimentos que já sabemos como chocolates, doces e balas. Então atenção, pois somando todos esses alimentos ao longo do dia, a quantidade consumida pode estar sendo acima do recomendado.


CUIDADO COM OS ADOÇANTES


Eles são são substâncias químicas, obtida de matérias primas naturais ou artificiais desenvolvidas pela indústria de alimentos. Não há evidências que usá-los como substituição ao açúcar traga vantagens para a saúde* e também não tem dados dos possíveis efeitos do consumo de adoçantes por crianças.


Além disso, a substituição por adoçante mantém o paladar habituado ao sabor adocicado, estimulando a preferência por alimentos com sabor mais doce.


*exceto para o caso de pessoas com algum tipo de condição médica.

0 visualização

Sobre a Nutrebem

Nome fantasia: Nutrebem

Razão Social: Easy Food do Brasil S/A

CNPJ: 13.458.756/0001-20

Av. das Américas, 8445/903, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Contatos

         4003-3341

         relacionamento@nutrebem.com.br

Nutrebem © Todos os direitos reservados.