Ajudamos você a entender o cardápio da cantina de um jeito simples e intuitivo

Atualizado: há 3 dias


Sabemos que em um dia a dia cada vez mais corrido fica difícil participar de tudo que envolve os nossos filhos. Apesar da conveniência que uma cantina escolar proporciona, nem sempre temos tempo para visitar e conhecer o que é oferecido pelo estabelecimento.


Para te ajudar a entender a qualidade do cardápio das cantinas, desenvolvemos uma fórmula para avaliar nutricionalmente todos os produtos vendidos. Assim, você consegue identificar facilmente quais produtos devem ser consumidos com moderação e aqueles que podem ser consumidos livremente.


Cada produto é analisado pelos ingredientes, origem, tamanho da porção e informação nutricional. Ao final da análise, o produto recebe uma nota e é classificado como Pouco nutritivo, Moderado ou Nutritivo. Esse código de cor está presente em todo o app para facilitar a sua visualização.

O primeiro algoritmo nutricional para cantinas escolares

Baseado nas orientações no Guia Alimentar da População Brasileira e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), nós desenvolvemos o primeiro algoritmo nutricional voltado para cantinas escolares do país!


Funciona assim: Cada produto é analisado pelos ingredientes, origem, tamanho da porção e informação nutricional, e então recebe uma nota.


A partir dessa nota, o produto é classificado em uma das 3 categorias: Pouco nutritivo, Moderado ou Nutritivo.


Os responsáveis veem tudo pelo app e a gente usa essa informação para ajudar as cantinas a terem um cardápio cada vez mais saudável e balanceado!

Orientamos as cantinas escolares em busca de um cardápio equilibrado para os alunos


Acreditamos que o lanche na escola pode ser usado para educar bons hábitos alimentares. Afinal, é na cantina onde as crianças fazem suas primeiras escolhas alimentares de maneira independente.


Para que haja uma educação eficiente, um cardápio equilibrado é fundamental para simular a realidade que esse aluno irá enfrentar fora da escola. Por isso, recomendamos que nossas cantina parceiras tenham uma oferta de lanches bem distribuída entre as três classificações Nutrebem.


Por isso, recomendamos que o cardápio tenha uma oferta dividida nessas 3 categorias:



30% Nutritivo: Esses são os alimentos ou produtos ricos em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e que contêm ingredientes bem naturais- então vale elogiar e incentivar essas escolhas!



30% Moderado: Esses são os produtos que possuem alguns nutrientes que devemos consumir com moderação, então é importante variar entre as opções.




30% Pouco Nutritivo: Esses são os produtos com uma maior quantidade de gorduras, açúcares e/ou sódio, então muita atenção à frequência e à quantidade de consumo.


Com a transparência oferecida pela cantina através da avaliação da Nutrebem, os responsáveis se sentem mais seguros com as opções disponíveis e permitem que seus filhos consumam com maior frequência na cantina.

Veja como a nossa Nutricionista, Débora Sasdelli, explica a nossa avaliação nutricional.



Esperamos que tenha gostado!

Até a próxima!

94 visualizações

Posts recentes

Ver tudo