Como manter um serviço escolar vivo na pandemia

Antes da pandemia era preciso ter reuniões presenciais, enviar cartões para todos os alunos, enviar panfletos, enviar terminais de autoatendimento... Veja como adaptamos toda nossa operação para a pandemia!

 

De mãos dadas com o mercado de cantinas


Sem cantinas, não há Nutrebem. É simples desse jeito, e foi sobre isso que falamos nesse Papo de Cantina.


De mãos dadas com o mercado de cantinas, também somos parte dos serviços escolares que precisaram enfrentar diversos problemas e se reinventar até a reabertura das escolas.


Desejamos que essa experiência sirva de inspiração para os desafios do seu negócio.

 

Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez


Custo de aluguel, funcionários, estoque, gestão de crise... A crise exige mudanças drásticas em qualquer tipo de negócio ou mercado.


A primeira adaptação teve relação direta com a nossa receita. Como podemos cobrar as cantinas escolares se eles também estão com receita zero?


Em Abril de 2020, logo após as medidas restritivas começarem, anunciamos a suspensão da cobrança das cantinas parceiras. Consequentemente, com receita zero, tivemos que tomar a pior das medidas que um gestor gostaria de tomar em tempos de pandemia: reduzir a equipe.


Foi um momento de grande incerteza, mas começamos a pensar em um plano para sair dessa crise melhor do que entramos...


 

Plano de inovação

Quebramos paradigmas. A Nutrebem, apesar de ser uma conta digital com acompanhamento nutricional, com diversos meios de pagamento, ainda era muito associada ao cartão e ao terminal de autoatendimento.


Com a pandemia, tivemos que reinventar completamente nossas soluções e transformar a cantina em um verdadeiro Delivery.


O desafio estava claro: precisamos eliminar notas e moedas da cantina para viabilizar uma operação e aumentar a segurança das famílias, alunos e escola.


Nunca imaginamos que em um contexto normal a cantina conseguiria fazer vendas agendadas, ou seja, antecipar a receita, em um cardápio 100% digital e avaliado nutricionalmente.


Também nunca imaginamos que os alunos poderiam comprar com QR Code através do smartphone, sem cartão, sem fila, sem terminal.


Esse foi o verdadeiro "ponto de virada" no nosso negócio.

 

Vendas e reuniões digital


Essa é a mais valiosa adaptação que todo negócio deveria fazer: adaptar-se para o mundo digital.



Quem trabalha com escolas sabe da formalidade das reuniões presenciais, da importância de conquistar a confiança e começar uma relação de parceria com uma excelente apresentação. Cartões de visita, pastas com apresentações da empresa... Tudo era extremamente físico.


Com a pandemia, fomos forçados a ter um grande avanço nas relações online. Todo tipo de impacto que precisávamos causar nos clientes deveria ser digital.


Levando isso para o universo de uma cantina escolar, como a qualidade percebida da cantina escolar seria sem o responsável ver o carinho do dia a dia, o cuidado na preparação dos lanches, a qualidade do cardápio?


Como as famílias, que antes iam à escola nas festas juninas e demais eventos escolares, poderão saber que a cantina escolar é um ambiente seguro para a alimentação das crianças?


Em resumo: como encantar os responsáveis de forma 100% digital? Caso você ainda não tenha essa resposta, recomendo fortemente a leitura desses 2 artigos:


• Segredos de uma cantina que encanta toda uma comunidade escolar


• 3 posts que toda cantina deveria ter no Instagram

 

Momento atual


Citamos no início desse artigo que para a Nutrebem fechar uma parceria era preciso ter reuniões presenciais, enviar cartões para todos os alunos, enviar panfletos, enviar terminais de autoatendimento... Tivemos que quebrar diversas "verdades absolutas" do nosso negócio.


Com as adaptações que tivemos que fazer para sobreviver na pandemia, conseguimos não só sobreviver, mas sair bem mais fortes.


Com a digitalização total da cantina e do processo de vendas, conseguimos crescer 50% em 2020, atendendo 400 cantinas em todo o Brasil.


A mensagem que queremos deixar é que você também pode analisar quais são suas verdades absolutas, tais como: operar sem dinheiro vivo é impossível, ter redes sociais não é relevante, aqui na escola "os pais são diferentes"...


A crise força mudanças, portanto é importante estarmos abertos para adaptações em um momento que os responsáveis e a escola estão mais abertos para ouvir a cantina.


Podemos juntos entregar um serviço muito melhor e mais seguro para o retorno das aulas presenciais. Conte sempre conosco!

 

Espero que tenha gostado das dicas.


Desejamos um excelente e seguro retorno a todos. Para assistir a live completa, clique aqui.


Até a próxima!

90 visualizações