• Débora Sasdelli

Alunos brasileiros: o que eles mais consomem na cantina?

Atualizado: 17 de Out de 2019

O projeto Daily Bread do fotógrafo Gregg Segal retratou as diferenças nas alimentações de acordo com a cultura de cada criança. Algo que chamou bastante a atenção de Gregg, e também está reproduzido na nossa imagem do aluno brasileiro, é o efeito da globalização, ou seja, crianças de localizações completamente diferentes possuem alguns alimentos ultraprocessados das mesmas marcas em sua alimentação.


Inspirados nessa ideia criamos a imagem do aluno médio brasileiro e o seu consumo na cantina da escola. Foi considerado o consumo de todos os alunos de todas as cantinas parceiras da Nutrebem, durante o primeiro de semestre de 2018.


A cada 100 produtos consumidos na cantina, veja como é a distribuição aproximada das escolha dos alunos:

Distribuição dos 100 produtos mais consumidos nas cantinas brasileiras








Por ordem decrescente, a cada 100 produtos temos: 18 chocolates, 17 pães de queijo, 14 balas, 11 sanduíches, 8 doces, 7 sucos industrializados, 7 chás gelados, 7 croissants, 6 refrescos e 5 pizzas.

Alguns pontos que chamam a atenção e valem a reflexão:


1. Alimentos monocromáticos e nenhuma fruta :(

Retirando os produtos “embalados” que sempre são com rótulos coloridos para chamar a atenção, só restam alimentos da cor bege, ou seja, muitas massas e pães e poucas frutas e verduras.


2. Bebidas com muito açúcar

Todas as bebidas que aparecem entre os 100 produtos mais consumidos são ricas em açúcar: suco industrializado, chá gelado e refrescos. Como já abordamos em outros posts aqui do blog, as crianças deveriam estar sendo mais estimuladas a beberem água, tanto na escola como em casa. A água é a melhor opção de bebida acessível, sem açúcares, adoçantes e conservantes.


3. Balas, chocolate e doces

Alimentos que deveriam estar aparecendo às vezes e em ocasiões especiais estão aparecendo com uma frequência muito alta na alimentação dos alunos brasileiros dentro da escola.

O objetivo do projeto do Gregg e da nossa imagem dos alunos brasileiros é chamar atenção para o que as nossas crianças estão comendo. Como seria reproduzir essa foto com a alimentação de 1 semana do seu filho?


Clique aqui para ver todas as fotos do Projeto Daily Bread do fotógrafo Gregg Segal, com crianças do mundo todo!

83 visualizações0 comentário

Ficou com alguma dúvida? fale com a gente:

4003-3341

Siga nossas redes sociais

Nutrebem © Todos os direitos reservados.