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  • Thiago Ithiro Kono

5 dicas Nutrebem para aumentar as vendas da cantina através da elaboração de produtos criativos



Conseguir aumentar as vendas da cantina ou até mantê-las ao longo do ano é um desafio, não é mesmo?


Com tanta sazonalidade, é preciso muito jogo de cintura e criatividade para manter as finanças do seu negócio sempre saudáveis, garantindo pagamentos de fornecedores, funcionários e, claro, uma margem de lucro adequada.


Desenvolver produtos criativos para seus consumidores/alunos pode ser uma boa alternativa para aquecer as vendas, independente do período do ano.


Para te ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas que poderão te auxiliar a aumentar as vendas da cantina, melhorando a saúde financeira do seu negócio.


Quais as principais dificuldades para aumentar as vendas da cantina?


Quando falamos em segmento alimentício, um dos principais fatores que acarreta na queda da receita das cantinas escolares está relacionado não somente ao fluxo de clientes/alunos, mas também aos alimentos que possuem uma variação significativa de preços ao longo do ano. Alguns itens do cardápio podem ficar mais caros ou até mesmo serem encontrados com certa dificuldade.


Isso se dá, em especial, pelas variações climáticas ou crises de abastecimento, como greves, paralisações de estradas, pragas na produção, vírus.


É preciso estar atento e usar isso a seu favor, criando cardápios diferentes para determinadas épocas, por exemplo.


Além disso, em período de férias escolares, o faturamento é muito comprometido com a ausência dos alunos na escola. Sem contar os feriados e as emendas.


Nos demais meses, os dias que estão muito distantes do pagamento dos pais também podem ter redução nas vendas.


5 dicas da Nutrebem para aumentar as vendas da cantina


Com mais de 250 escolas digitalizadas pela Nutrebem, nosso objetivo é que o seu negócio possa evoluir cada vez mais.


Pensando nisso, desenvolvemos algumas dicas para que você veja a sua cantina crescer através das vendas de produtos criativos, que também podem fazer parte da sua rotina. Confira:


1. Conheça as preferências dos alunos


Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer o seu público-alvo, ou seja, os estudantes que consomem na cantina.


Seja para montar um menu com alimentos saudáveis, sobremesas ou qualquer outro produto, é imprescindível que tenha informações sobre os índices de compra dos seus clientes.


O que eles comem com maior frequência? Quais hábitos alimentares os pais querem que os filhos tenham? Quais os produtos que crianças/adolescentes gostariam de consumir na sua cantina?


Entender seu público por meio dessas perguntas pode te ajudar a criar produtos que contribuam para melhorar as vendas do seu negócio. Que tal fazer uma pesquisa?


Falando nisso, a Nutrebem, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), realizou uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de crianças e adolescentes na escola. O resultado foi alarmante!


Em 2016, ano em que o estudo foi realizado entre escolas privadas de todo o país, as cantinas não chegavam a ofertar nem 10% de alimentos com alto valor nutricional, como frutas e sucos naturais, por exemplo.


Já no caso de ofertas com médio valor nutricional, o número chegou a apenas 20%. Muito longe do que poderia ser considerado como ideal!


Para se ter uma ideia, quando as cantinas oferecem produtos com alto valor nutricional, chegam a elevar o consumo em 70%.


Com tais dados, concluímos que optar por um cardápio saudável é a melhor alternativa para estabelecer uma relação de confiança no consumo.


Além disso, é sempre bom entender quais as médias de gastos e frequência de consumo dos alunos. Isso fará com que você elabore itens que atendam às condições financeiras da família.


Para te apoiar, a Nutrebem possui relatórios completos que poderão ser extraídos através do sistema, auxiliando ainda mais nesse controle e análise.


Não corra o risco de montar um cardápio criativo, mas com um custo muito elevado, afinal, a alimentação escolar ocorre de forma frequente e os pais precisam ter condições de bancar o custo dos filhos diariamente.


2. Invista na qualidade do cardápio saudável


A alimentação saudável nas escolas é um assunto que sempre está presente nos noticiários, principalmente pelo fato de que agora existem leis regulamentadoras para o segmento.


Sabemos que a obesidade é uma doença que também afeta o público infantil e consumir alimentos saudáveis desde a infância proporcionará resultados para toda a vida.


Por isso, garantir opções de cardápio saudável fará com que a sua cantina se torne um ponto de apoio para os pais, que nem sempre estão no dia a dia para monitorar a alimentação dos seus filhos.


Inclusive, a Nutrebem oferece a possibilidade de acompanhamento, em tempo real, de tudo o que a criança/adolescente está consumindo, fazendo com que os responsáveis se sintam mais presentes.


Esse diferencial acaba agregando ainda mais valor ao serviço oferecido, visto que existe a chance de bloqueio de alguns alimentos em determinados dias da semana ou durante todo o período letivo.


Sendo assim, atinge-se um alto grau de confiança e transparência, garantindo que a sua cantina seja uma parceira na comunidade escolar.


Como citamos anteriormente, agregar alimentos com valores nutricionais elevados também acarreta em grandes mudanças nas vendas.


3. Abra a cabeça para novas ideias


Com a correria e os problemas do dia a dia, muitas vezes, esquecemos de abrir a nossa mente para novas ideias. Aliás, elas nem sempre estão associadas com uma criação mirabolante. Nada disso!


Muitas vezes, a resposta para o desenvolvimento de novos produtos para a sua cantina está na sua frente e acaba passando despercebida.


Inclusive, antes de pensar que essas ideias não vão dar certo, a regra é sempre testar.


É impossível saber se algo terá resultados positivos ou negativos se testes não forem realizados. Uma boa dica para ter novas ideias é reunir a sua equipe, parceiros ou sócios para pensar de forma estratégica e ter inspirações.


Certamente, você já ouviu aquela expressão: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Por isso, na hora de colocar para fora as ideias, procure fazer reuniões em ambientes mais informais, porque as pessoas costumam estar mais relaxadas, o que as torna ainda mais criativas.


Crie uma forma dinâmica para que as ideias possam ser compartilhadas e anote tudo o que for relevante para aprofundamento. Pode ser que uma sugestão seja complementar a outra, transformando pequenos insights em possíveis mudanças positivas na sua cantina.


Caso tenha a oportunidade, uma boa dica é contratar especialistas no setor, por exemplo uma agência de marketing.


Mesmo que não vá trabalhar com propagandas mirabolantes ou atrativos no seu PDV, eles poderão auxiliar a estruturar melhor certas ideias.


E o mais importante, já falado no item um desta lista: foque sempre nas preferências do seu público, afinal, são os alunos e seus pais que farão as escolhas.


4. Use programas de fidelização


Essa é uma estratégia que tem sido muito difundida em estabelecimentos comerciais dos mais diferentes segmentos. Então, que tal adotar essa estratégia também na sua cantina?


Não necessariamente os programas de desconto precisam fazer parte da sua rotina durante todo o ano letivo, mas podem ser aplicados de acordo com a sazonalidade e/ou queda nas vendas.


É preciso pensar em como “driblar” o faturamento em declínio, fazendo com que os alunos voltem a consumir com a frequência desejada.


Como nem sempre isso é possível, optar por estratégias que viabilizem essa reestruturação da oferta faz com que você possa enxergar mudanças positivas no seu fluxo de caixa.


Uma boa dica é colocar descontos em lanches de forma diária. Vemos muito dessa estratégia nos famosos fast-food, quando optamos pela “promoção do dia” ou “lanche do dia”, onde os elementos saem muito mais em conta do que se forem adquiridos em outra data.


Essa forma de precificar, com desconto diário, pode ajudar principalmente quando o final do mês está chegando, ou até mesmo o final da semana, que é quando as vendas tendem a diminuir.


O Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) possui leis específicas para esse tipo de público. Clique aqui para ler o que você não deve fazer!


5. Atendimento diferenciado e de qualidade

Quem nunca chamou o responsável pelo atendimento da cantina de tio/tia? Isso é algo que cria uma conexão especial com os alunos.


Porém, geralmente, as cantinas escolares não têm uma relação tão próxima com os pais, o que acaba tornando o contato superficial ou inexistente. Mas saiba que você pode mudar isso!


Que tal poder contar com um canal direto com os pais dos alunos, para que eles possam acompanhar de perto o dia a dia da cantina escolar, conhecendo os produtos disponíveis para o filho comprar, entendendo a avaliação nutricional de cada um deles, podendo restringir aqueles que não são adequados para o seu consumo e ainda recebendo um relatório daquilo que foi comprado?


Interessante, não é mesmo? Aliás, efetivar esse relacionamento é mais fácil do que você pensa. A Nutrebem está aí para apoiá-lo na construção deste relacionamento.


Por meio do nosso aplicativo é possível restringir determinados alimentos, além dos gastos diários, visualizar os produtos oferecidos pela cantina, realizar a recarga do cartão pré-pago do aluno e muito mais!


Saiba mais sobre os benefícios de digitalizar a sua cantina ao acessar a nossa página.


Tudo isso faz com que os pais se sintam mais seguros, permitindo que seus filhos consumam com mais frequência, mantendo seu faturamento e até mesmo aumentando as vendas da sua cantina.


Além disso, com a utilização da nossa solução, você poderá remanejar seus funcionários de acordo com os papéis que melhor desempenham. Isso fará com que o dinamismo do seu atendimento possa ser ainda maior.


Mas e os produtos criativos?


Imagine-se consumindo diariamente os mesmos produtos durante todo o ano letivo. Repetitivo, né?


Agora, avance um pouco mais e imagine essa situação sendo uma criança ou adolescente, em constante evolução e extremamente conectado. Ficou ainda mais difícil!


Por isso, é necessário que se pense “fora da caixa”, pois, mesmo oferecendo a mesma gama de produtos, você pode inovar.


Como maneira de ilustrar o que estamos falando, separamos dois casos que aconteceram em escolas digitalizadas pela Nutrebem.


A imaginação deu um ar lúdico ao que estava sendo ofertado, fazendo com que as crianças, além de participarem do processo, se identificassem com os produtos consumidos. Confira:


Suco de “lágrimas de unicórnio”

Divertida e diferente, essa ação surgiu depois que a cantina percebeu que um dos seus sucos, denominado “Pink Lemonade”, não estava fazendo tanto sucesso.


A mistura de limão e morango em uma mesma bebida não é tão inovadora e acontece com frequência quando deseja-se um mix de sabores. Mas já imaginou colocar um nome criativo?


Não é necessário muito esforço para perceber o quanto as crianças podem estar absorvidas em imaginação e livros de histórias.


E foi assim, aproveitando a alta do tema, que o nome foi alterado de “Pink Lemonade”, nada convidativo para os pequenos, para o “lágrimas de unicórnio”.


Simples e uma tacada de mestre, essa atitude também pode ser seguida com uma nova roupagem, por exemplo. Basta seguir as dicas mencionadas anteriormente: use a criatividade e conheça os gostos do seu público!


Cores, texturas, estampas, tudo isso também pode ser agregado à sua ideia, valorizando ainda mais o novo produto criativo.


Essa ação deu o que falar! O sucesso foi tanto que resolveram desenvolver uma dinâmica de criações de sucos naturais, sempre envolvendo os alunos, que os batizaram com nomes incríveis!


Degustação e votação de novos produtos

Outro caso que pode ser citado aqui é o de uma escola que realizou um passo a passo bastante aplicável também na sua cantina:


  1. Incentivo à degustação de novos produtos;

  2. Engajamento para votação do sabor a ser disponibilizado para venda;

  3. Precificação realizada de maneira adequada;

  4. Envolvimento de influenciadores na escola (por exemplo: uma turma mais velha ou de algum esporte).


A ação aconteceu a partir da criação de três novas receitas de sucos naturais, com nomes diferentes do que todo mundo já estava acostumado (lembre-se de pensar de forma criativa!).


Logo após, houve uma degustação desses sucos, em que os alunos podiam escolher qual dos sabores agradava mais ao paladar.


De acordo com a votação, o suco vencedor foi acrescentado ao cardápio, ficando disponível durante todo o seu ciclo de venda.


Neste caso, o campeão foi denominado de Abacouli, sendo uma mistura refrescante de abacaxi, couve e limão. Saudável, natural, nutritivo e com muita criatividade!


Uma ação simples, de fácil acesso à qualquer cantina, que pode divertir os alunos, engajar e ainda aumentar as suas vendas.


Essas são apenas duas situações, mas você pode (e deve) sempre pensar de forma ampla e imaginativa, afinal, esse universo possui muitas questões a serem exploradas. Concorda?


Conclusão


Aumentar as vendas na cantina com produtos criativos pode ser mais fácil do que você pensa, basta empenho, dedicação e criatividade para encontrar o caminho certo.


Por isso, não se esqueça de conhecer as preferências dos alunos e também dos seus pais, invista em um cardápio saudável, esteja aberto para novas ideias, use programas de fidelização e tenha um atendimento personalizado.


Pense “fora da caixa”! Trabalhamos com crianças e adolescentes que precisam de incentivo e criatividade no dia a dia.


Além disso, conquistar os filhos já é um passo para a conquista dos pais, que poderão ver o seu negócio como uma fonte de amparo quando o assunto é alimentação saudável na escola.


Conheça a Nutrebem, a conta digital que acompanha o recreio, e saiba como a sua cantina pode ser digitalizada, oferecendo benefícios incríveis na hora do lanche.


Aqui no nosso blog, você encontra muitos artigos que poderão te ajudar no seu negócio. Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis!


Repassando o que vimos neste post


  • Principais dificuldades para queda na receita da cantina;

  • 5 Dicas da Nutrebem para aumentar as vendas da cantina;

  • Conheça as preferências dos alunos;

  • Invista na qualidade do cardápio saudável;

  • Abra a cabeça para novas ideias;

  • Atendimento diferenciado e de qualidade.

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