• Débora Sasdelli

3 dicas simples para seu filho comer melhor na escola

Atualizado: 17 de Out de 2019

Como substituir salgados pouco nutritivos e bebidas industrializadas?

Comer melhor e cuidar mais da alimentação sempre costumam aparecer na lista das promessas de fim de ano. Se é algo que, nós adultos, queremos melhorar em nós, por que não se preocupar também com a alimentação dos nossos filhos?


Eles passam grande parte do tempo na escola e por isso acabam fazendo várias refeições nesse ambiente. Será que dá para ajudá-los a fazer melhores escolhas na cantina? Que mudanças simples podem fazer com que se alimentem melhor?


Separamos aqui 3 dicas para já colocar em prática com seu filho nesse novo ano:


1. Preferir os salgados mais caseiros e naturais

Simplicidade. Na hora de escolher o salgado do dia, pense naqueles que mais se aproximam de receitas que faríamos em casa e com recheios mais naturais, ou seja, entre um croissant de calabresa e um pão de batata com requeijão, prefira o segundo. Entre um sanduíche natural de frango e um enrolado de presunto e queijo, escolha o primeiro.


Fazendo essas comparações entre as opções já conseguimos reduzir o consumo daqueles salgados com muita gordura (folhados, calabresa, catupiry, presunto, etc) e fornecer nutrientes de mais qualidade para as crianças através de opções que levam pão integral, pão francês, queijos, frango, atum, etc.


2. Trocar as bebidas industrializadas por sucos naturais ou água

Você sabia que 1 latinha de refrigerante pode contar até 7 daqueles açúcares em sachê que vemos em restaurantes? E cada um deles tem 5g de açúcar. E não se deixe enganar pelos sucos ou chás de lata…eles possuem tanto açúcar quanto!


Para não ter erro, vale novamente a regra da simplicidade: oriente seu filho a escolher sucos naturais feitos na cantina (afinal, eles levam apenas fruta, água e, às vezes, um pouquinho de açúcar). Ou aposte na água, a campeã na hora de hidratar.


3. Incentivar o consumo de fruta pelo menos 1 vez na semana

Essa dica parece simples de cumprir, mas vale a pena repetir e reforçar sempre, pois pode acreditar: são poucas as crianças que consomem frutas na hora do lanche! Mas cuidado para essa dica não ficar “solta”. Combine com seu filho o dia da semana que essa fruta irá aparecer e ajude-o a criar o hábito, conversando e lembrando sempre sobre a experiência.


Que tal conversar com seu filho sobre essas dicas?

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