3 aprendizados sobre o Delivery Nutrebem

Como uma solução pensada para enfrentar a pandemia se tornou uma grande oportunidade para atender novos segmentos e transformar a operação da cantina escolar digital.

 

O essencial sobre adesão de cantina


Você já opera uma cantina escolar ou está pensando em abrir uma? Já parou para pensar qual é a adesão média e o segmento escolar que mais frequenta uma cantina?


Falamos no último artigo que as cantinas, diferente de um Fast Food, opera em um ambiente fechado e a sua receita é diretamente proporcional a frequência de consumo dos mesmos alunos durante a semana.


Também sabemos que, em média, 30% dos alunos consideram a cantina como uma opção de alimentação na escola. Essa adesão é concentrada, principalmente, nos alunos mais velhos, do Ensino Fundamental 2 e Médio.

Mas... porque algumas cantinas ficam anos com a adesão média enquanto outras atendem até 80% da escola?

 

O que 300.000 consumos tem para ensinar?


Análisamos mais de 300.000 lanches comprados diretamente pelos pais no nosso aplicativo 2021 para entender como o Delivery de Lanches, que surgiu como uma solução para a cantina operar na pandemia, impactou as vendas e os hábitos de consumo das crianças na cantina escolar.


Algumas cantinas, tem experimentado um ganho não esperado no faturamento de forma consistente nesse período... O que estamos descobrindo pode ser transformacional para o modus operandi de uma cantina escolar já no 2º semestre.

 

1º Aprendizagem

Público até 7 anos tem alta aderência ao Delivery


Para aumentar o faturamento de uma cantina é preciso de pelo menos um desses fatores:


• Aumentar a adesão dos alunos

• Aumentar a frequência de consumo na semana


E se você já tem uma cantina deve saber: a adesão e, principalmente, a frequência de consumo é muito baixa no ensino infantil e início do Ensino Fundamental 1...

Em 2021, 48% das vendas realizadas

na Educação Infantil foram por Delivery


É improvável um responsável ter interesse em permitir que uma criança de 7 anos ou menos, ainda em fase de alfabetização, faça a utilização frequente ou lide com notas e moedas em uma cantina escolar.


Surge aqui uma possibilidade de atender novos segmentos, uma vez que os responsáveis passam a escolher os pedidos pelo app, eliminando as barreiras de entradas de utilização para crianças menores.


Isso tem sido um dos fatores que ajudaram cantinas que já retornaram a ter surpresas positivas em relação a adesão e frequência de consumo, mesmo com o retorno híbrido.

 

2º Aprendizagem

66% dos alunos compram presencialmente

Observe pelo gráfico que os alunos que retornaram continuam comprando pelos métodos que sempre utilizaram, seja pelo Autoatendimento ou QRCode.


A mudança é que um novo segmento surge com uma forte aderência ao Delivery. No Infantil, 48% dos tickets emitidos foram por essa modalidade. Talvez a cantina escolar consiga atender, pela primeira vez, alunos mais novos de forma planejada.


A grande oportunidade: pensando em captação de novos clientes... É mais fácil conquistar a confiança de uma família na base, que ainda não conhece a cantina, ou reconquistar alguma família que já tenha uma má impressão do serviço de alimentação da escola?


Estamos falando de um cliente para os próximos 10 anos.


Talvez os operadores de alimentação nunca se preocuparam tanto com outros segmentos porque a "fila grande" das crianças do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio no recreio sempre pagaram as contas do mês.


Talvez seja por isso que nunca desenvolvemos um pensamento para atender todos os segmentos escolares. Mas com a pandemia, esse novo público surge como uma grande oportunidade para captar novos clientes.


A pergunta é: o seu cardápio está pronto para atender alunos mais novos?

 

3º Aprendizagem

Média de consumo Muito Nutritivo é 60% maior no Delivery


O 3º e último aprendizado é na verdade a comprovação de uma hipótese que já havíamos falado em diversos encontros: a preocupação com a alimentação nutritiva é muito maior com os pequenos.


Pode parecer um desafio adaptar o cardápio para esse segmento, mas na verdade são pequenos ajustes. Recomendamos fortemente a leitura do artigo 3 mitos sobre o cardápio ideal da cantina escolar para entender como melhorar a oferta do seu cardápio.


Também queremos deixar uma dica com os 10 produtos classificados como Muito Nutritivos mais consumidos pelo Delivery:

 

Se você já faz parte do grupo das Cantinas Digitais no WhatsApp, sabe que nós sempre disponibilizamos conteúdo para melhorar a operação das cantinas.


Caso ainda não tenha visto, compartilhamos essa nova versão do Livro de receitas com a comunidade, gratuitamente.


Um trabalho de meses feito exclusivamente para os nossos parceiros, com o nosso principal diferencial quando se fala em reconquistar a confiança dos responsáveis: o conhecimento nutricional que conquistamos em 400 cantinas escolares.


Baixe o Livro de Receitas agora mesmo e transforme sua cantina escolar num verdadeiro Delivery!

 

Espero que tenha gostado das dicas.


Desejamos um excelente e seguro retorno a todos. Para assistir a live completa, clique aqui.


Até a próxima!

99 visualizações